
Terapia da Fala
Apesar dos especialistas em Terapia da Fala poderem acompanhar pacientes de todas as idades é normalmente durante a infância e adolescência que os seus serviços são mais necessários.É desde o nascimento que as crianças aprendem a comunicar numa variedade de maneiras, incluindo olhares nos olhos, gestos e vocalizações. Para as crianças que estão atrasadas nas suas capacidades de comunicação, a intervenção do terapeuta da fala deve começar mesmo antes da criança ter um ano de idade. Uma melhor capacidade de comunicar reduz a frustração da criança ao longo de todo o seu desenvolvimento.
A Terapia da fala ajuda as crianças a melhorarem as suas capacidades de comunicação verbal, usando gestos, palavras ou recorrendo a dispositivos aumentativos. Uma parte importante da intervenção inclui preparar os pais para saberem estimular as capacidades de comunicação da criança.
Diagnósticos mais comuns onde podemos ajudar:
- Autismo
- Afasia
- Apraxia
- Desordens em articulação verbal
- Desenvolvimento de atrasos na linguagem
- Disartria
- Lesões cerebrais
- Paralisia cerebral
- Comprometimento do aparelho vocal
- Disfluência (gaguez)
- Distúrbios da Voz (hipernasalidade, nódulos vocais)
Tendo como áreas de intervenção:
- Linguagem oral e escrita
- Fala: articulação verbal e fluência
- Motricidade oro-facial
- Voz
- Comunicação
- Mastigação e Deglutição
A sua avaliação permite prevenir e/ou detectar dificuldades que poderiam conduzir ao insucesso escolar da criança.
Quando encaminhar a criança para a consulta de Terapia da Fala?
Se frequenta o pré-escolar e apresenta os seguintes sinais de alerta:- Não reage a estímulos sonoros;
- Não mantém contacto ocular;
- Comunica apenas por gestos;
- Apresenta vocabulário reduzido;
- Tem dificuldades em compreender tarefas que lhe são solicitadas;
- Já completou os 5/6 anos e tem dificuldades em produzir alguns sons/ palavras;
- Utiliza frases incorrectamente estruturadas.
- Tem dificuldades em articular correctamente as palavras;
- Apresenta vocabulário reduzido;
- Tem dificuldades em construir correctamente frases;
- Tem dificuldades em compreender tarefas que lhe são solicitadas;
- Faz trocas e/ou omissões de grafemas (letras) na escrita;
- Faz troca de sons e/ou omissões na leitura em voz alta;
- Evita a tarefa de leitura em voz alta.