Terapia da Fala

Terapia da Fala

Apesar dos especialistas em Terapia da Fala poderem acompanhar pacientes de todas as idades é normalmente durante a infância e adolescência que os seus serviços são mais necessários.

É desde o nascimento que as crianças aprendem a comunicar numa variedade de maneiras, incluindo olhares nos olhos, gestos e vocalizações. Para as crianças que estão atrasadas nas suas capacidades de comunicação, a intervenção do terapeuta da fala deve começar mesmo antes da criança ter um ano de idade. Uma melhor capacidade de comunicar reduz a frustração da criança ao longo de todo o seu desenvolvimento.

A Terapia da fala ajuda as crianças a melhorarem as suas capacidades de comunicação verbal, usando gestos, palavras ou recorrendo a dispositivos aumentativos. Uma parte importante da intervenção inclui preparar os pais para saberem estimular as capacidades de comunicação da criança.

Diagnósticos mais comuns onde podemos ajudar:

  • Autismo
  • Afasia
  • Apraxia
  • Desordens em articulação verbal
  • Desenvolvimento de atrasos na linguagem
  • Disartria
  • Lesões cerebrais
  • Paralisia cerebral
  • Comprometimento do aparelho vocal
  • Disfluência (gaguez)
  • Distúrbios da Voz (hipernasalidade, nódulos vocais)
O Terapeuta da Fala é responsável pela: prevenção, avaliação e intervenção da comunicação humana. Envolvendo todos os processos associados com a compreensão e produção oral, e a escrita da linguagem ecomunicação não-verbal.

Tendo como áreas de intervenção:

  • Linguagem oral e escrita
  • Fala: articulação verbal e fluência
  • Motricidade oro-facial
  • Voz
  • Comunicação
  • Mastigação e Deglutição
O domínio da linguagem oral interfere na aprendizagem escolar, nomeadamente, na aquisição da leitura e escrita.

A sua avaliação permite prevenir e/ou detectar dificuldades que poderiam conduzir ao insucesso escolar da criança.

Quando encaminhar a criança para a consulta de Terapia da Fala?

Se frequenta o pré-escolar e apresenta os seguintes sinais de alerta:
  • Não reage a estímulos sonoros;
  • Não mantém contacto ocular;
  • Comunica apenas por gestos;
  • Apresenta vocabulário reduzido;
  • Tem dificuldades em compreender tarefas que lhe são solicitadas;
  • Já completou os 5/6 anos e tem dificuldades em produzir alguns sons/ palavras;
  • Utiliza frases incorrectamente estruturadas.
Se frequenta o 1º Ciclo e apresenta os seguintes sinais de alerta:
  • Tem dificuldades em articular correctamente as palavras;
  • Apresenta vocabulário reduzido;
  • Tem dificuldades em construir correctamente frases;
  • Tem dificuldades em compreender tarefas que lhe são solicitadas;
  • Faz trocas e/ou omissões de grafemas (letras) na escrita;
  • Faz troca de sons e/ou omissões na leitura em voz alta;
  • Evita a tarefa de leitura em voz alta.
SE O SEU EDUCANDO/ ALUNO APRESENTA UM OU MAIS DESTES SINAIS DE ALERTA NÃO HESITE EM CONTACTAR A EASYCLINIC PARA UMA AVALIAÇÃO DIRECCIONADA À SUA CRIANÇA, COM A TERAPEUTA DA FALA!